michelle. 23 anos. filósofa na academia. vagabunda no mundo.


blogueiras feministas al-azurd confuzione     interiores oculares     sushi   
ato falho  post secret  last.fm  diferenssas  


11.5.06 - 6:06 p. m.


Horas antes de ser distribuído pelo campus do UniCEUB, o Jornal Laboratório Esquina, que há mais de 30 anos é feito pelos alunos do sexto semestre do curso de jornalismo, foi recolhido por ordem da reitoria por publicar uma matéria que vai de encontro aos interesses políticos dessa instituição, segundo apurou nossa equipe.

Contrariando todo o seu discurso do livre pensar, tal instituição provocou a total desordem entre seus alunos, de modo que ao perceberem o ato tirano na universidade ficaram perplexos. Muitos deles sem nem mesmo serem capazes de medir as conseqüências de tamanha violência.

A matéria intitulada ?Comigo é no popular!? (link) relata e analisa a estratégia duvidosa usada pelo Ex-Governador Joaquim Roriz durante os quase 12 anos em que esteve no GDF, se referindo à sua política popular e o quão prejudicial ela foi ao DF. Especula-se que a matéria em questão passou despercebida durante uma vistoria aplicada pela reitoria a todas as matérias pautadas para o jornal, e foi dada a voz de recolhimento imediatamente ao se constatar que o mesmo portava tal conteúdo. Conteúdo este que, supostamente, feriu os interesses políticos da instituição.

Indignados, os alunos emitiram uma carta de esclarecimento e apoio à população (link), e um documento à reitoria da universidade pedindo esclarecimentos a respeito do caso. Até a noite dessa terça-feira não havia sido divulgada nenhuma nota de esclarecimento pela reitoria. Os alunos ainda esperam uma resposta e a devolução dos 3 mil exemplares apreendidos. Foi estipulado um prazo de 24 horas, que se encerrará às 18 horas desta quarta-feira, para que a reitoria, até então omissa, manifeste-se.
Para ver a matéria do jornal na íntegra e a Carta do Editor:



Matéria (parte 1)


Matéria (parte 2)


Carta do Editor


Por Horário de Brasília.



pois é... hoje houve uma manifestação pela liberdade de imprensa, que não vai fazer com que o Ceub volte atrás, mas pelo menos conscientizar (ou não) os meio (ou totalmente) alienados a respeito disso, que acontece diariamente em todos os meios de comunicação de massa.


são coisas como essa que fazem minhas idéias e dúvidas a repeito de continuar ou não no curso de jornalismo (seria ainda jornalismo?) ficarem cada vez maiores e constantes. a universidade, que prega todo um discurso de "aqui vocês terão liberdade de produção, criação e crítica", deixou claro que não está nem próxima disso, para quem ainda não sabia. ou seja, desde o curso do ceub o futuro jornalista já é impedido de se expressar como pensa e, conseqüentemente, deve.


o ânimo diante de tudo isso é tão grande que até me faltam palavras.

ah sim, e se alguém encontrar a ética me avise, por favor.






Site Meter